Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
     
Javascript DHTML Drop Down Menu Powered by dhtml-menu-builder.com
Javascript DHTML Drop Down Menu Powered by dhtml-menu-builder.com

 

 
Notícias/Agenda

PRÊMIO AÇORIANOS
     Daniel foi o campeão de indicações ao Prêmio Açorianos de Música 2013. Seus discos Cameratas e Consorts e Porto Allegro, lançados pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, receberam oito indicações nas categorias Erudito e Instrumental.

Clique para ouvir trechos das músicas na página de CDs


ARTISTA D’ADDARIO 

Daniel agora é endorsee da d’Addario, fabricante de cordas de alta qualidade, com renome internacional. A parceria foi feita por intermédio da Musical Express importadora exclusiva da d’Addario no Brasil.



TRÊS PRÊMIOS
No final de 2012, Daniel foi premiado em três editais. Em Porto Alegre, o Fumproarte financiará um disco apenas com canções de Daniel, interpretadas por Nei Lisboa, Gelson Oliveira, Raul Ellwanger e Angela Jobim. Já a Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul selecionou o projeto Violão do Sul, com o qual Daniel excursionará o estado. Já o Festival de Violão da UFRGS, coordenado por Daniel, foi o único projeto brasileiro selecionado pelo programa Ibermúsicas, o que permitirá a vinda de músicos de cinco países latino-americanos ao evento, em junho de 2013.


DOIS NOVOS DISCOS
     Em 2013, Daniel lança dois novos discos, financiados pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Cameratas e Consorts reúne obras de Daniel compostas nos últimos vinte anos, enquanto Porto Allegro apresenta uma compilação do repertório gaúcho para violão das últimas cindo décadas. Quase todo o repertório de ambos é inédito.

Clique para ouvir trechos das músicas na página de CDs

 



NOVO CD LANÇADO NO URUGUAI
Gravado em Montevidéu, o novo CD de Daniel, Concierto del Plata, traz no repertório música uruguaia das últimas décadas. Com participação das cravistas Laura e Nives Dearmas e do violonista Sérgio Cabrera, o disco recebeu duas indicações ao prêmio Açorianos de música.

 Clique para ouvir trechos das músicas na página de CDs


PRÊMIO NO FESTIVAL MOENDA DA CANÇÃO

Em agosto de 2011, Daniel ganhou o prêmio de Melhor Arranjo na 25a Moenda da Canção, pela música Rendeiro Baião de Mim. A canção, de autoria de Daniel, com letra de Felipe Azevedo, foi interpretada pela cantora Angela Jobim.

 



PRÊMIO FUNARTE - TURNÊ NACIONAL COM QUARTETO DE CORDAS
Daniel recebeu o Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica 2010, outorgado pela Fundação Nacional de Artes, pelo espetáculo Brasil em Corda. Como resultado, fará em setembro uma turnê nacional interpretando música brasileira para violão e quarteto de cordas (ver datas abaixo), acompanhado de R. Bustamante, O. Aguirre, H. Frank e R. Alquati.

SONORA BRASIL 2009

Daniel foi convidado pelo SESC para realizar uma turnê pelo projeto Sonora Brasil. Serão 80 concertos em 20 estados do Brasil, entre os meses de Maio e Agosto. Daniel tocará obras de autores da região sul do país e dividirá o concerto com o violonista João Pedro Borges, que tocará composições do nordeste. A programação detalhada encontra-se abaixo, na agenda.

PROJETO SARAU NO HOSPITAL RECEBE O PRÊMIO AÇORIANOS DE MÚSICA
Daniel recebeu em 2009 a Menção Especial do Prêmio Açorianos pelo projeto Sarau no Hospital, criado e coordenado por ele no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A iniciativa, desenvolvida como um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), já proporcionou recitais e oficinas musicais a mais de 2000 pacientes. Saiba mais sobre o Sarau no Hospital.


ENTREVISTA PUBLICADA NA REVISTA VIOLÃO PRO - leia aqui


ENCICLOPÉDIA MÚSICOS DO BRASIL

Músicos do Brasil: Uma Enciclopédia Instrumental já está online. É a primeira base de conhecimentos dedicada inteiramente à música instrumental brasileira de caráter popular, desde o século dezenove até o presente. Os verbetes incluem, além de informações detalhadas, entrevistas com os músicos feitas especialmente para a enciclopédia. O verbete sobre Daniel pode ser lido aqui.

PRÊMIO AÇORIANOS DE MÚSICA

Daniel ganhou, pela segunda vez, o Prêmio Açorianos de Melhor Arranjador. O prêmio foi outorgado pelos arranjos de Daniel para seu novo CD, New Transcriptions for 2 Guitars Vol. 1. O Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, onde Daniel leciona, que completa 100 anos em 2008, também foi contemplado com um troféu por honra ao mérito.

 





MUSIK IM KRANKENHAUS – Projeto Sarau no Hospital na Alemanha

Em dezembro de 2007, Daniel criou em Berlim o projeto Musik im Krankenhaus (Música no Hospital), que consiste em recitais de alunos da Universität der Künste aos pacientes do hospital Elisabeth Klinik e aos idosos residentes no setor de geriatria. Coordenado em conjunto com o Prof. Michael Betzner, tem como objetivo trazer alegria aos pacientes e idosos, bem como desenvolver o senso de responsabilidade social dos estudantes. Musik im Krankenhaus foi inspirado em um projeto semelhante, Sarau no Hospital, o qual Daniel coordena em Porto Alegre desde 2006.

Veja fotos do projeto


NOVO CD LANÇADO NA EUROPA

O novo CD de Daniel, New Transcriptions for 2 Guitars Vol. 1, em duo com o violonista Daniel Göritz, está sendo lançado pelo selo alemão Kreuzberg Records. O repertório consiste de arranjos inéditos de obras de Beethoven, Chopin e Schubert. As partituras serão publicadas pelas Edições Margaux - AMA Verlag.

 Clique para ouvir trechos das músicas na página de CDs





 
PÓS-DOUTORADO NA ALEMANHA
Daniel recebeu bolsa do Ministério da Educação (Capes) para um estágio pós-doutoral de oito meses em Berlim. Neste período, Daniel vai lecionar e realizar pesquisas na Escola Superior de Música e na Universidade de Arte de Berlim. Durante a estadia na Alemanha, serão feitos os concertos de lançamento do novo seu CD. Daniel vai residir na capital alemã de julho de 2007 até fevereiro de 2008.



DOIS NOVOS ARTIGOS PUBLICADOS
A edição de janeiro da revista Continente Multicultural traz um artigo de Daniel sobre a influência da música erudita na obra de Tom Jobim. A revista já está nas bancas, mas o texto também pode ser lido aqui. Foi publicado também um artigo científico de Daniel, escrito em parceria com Thiago Colombo, na revista Música Hodie, sobre articulação na Ciaccona de J. S. Bach. Em breve, ambos artigos serão disponibilizados para download na sessão Artigos & Partituras.

LANÇADO NOVO CD (clique para ouvir trechos das músicas na página de CDs)
Já está lançado o novo CD de Daniel, Coisas da Vida, em parceria com o clarinetista brasileiro radicado na Alemanha Wilfried Berk. A idéia do disco surgiu em 2004, quando Daniel e Wilfried apresentaram-se juntos na cidade alemã de Hamburgo. No repertório, obras inéditas de Nestor de Hollanda Cavalcanti, Wilfried Berk e do próprio Daniel, além de novos arranjos de Daniel para músicas de Ernesto Nazareth e Gaudencio Thiago de Mello, que participa com sua percussão orgânica em diversas faixas. Completam o repertório obras de Freire Júnior, Celso Machado e Jayoleno dos Santos. Coisas da Vida foi lançado pelo selo Karmim (www.karmim.com).



CONCERTO PARA CLARINETE LANÇADO EM CD NOS EUA: 
Acaba de ser lançado nos Estados Unidos o CD “The 20th Century Clarinet Concerto: Bavicchi, Hindemith & Wolff”, com o Concerto para Clarinete e Orquestra de Cordas de Daniel Wolff. O solista é o norte-americano Gary Dranch, acompanhado pelas Orquestra de Câmara da Ulbra (reg. Tiago Flores) e Orquesta Filarmonica de Buenos Aires (reg. Arkady Leytush). O repertório inclui também concertos de Hindemith e Bavicchi. Maiores informações no site(www.msrcd.com/1180/1180.html).

PROJETO SARAU NO HOSPITAL:
Daniel criou e está coordenando o projeto Sarau no Hospital, com o intuito de incentivar alunos e professores do Departamento de Música da UFRGS a ministrar recitais e oficinas de música aos pacientes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A iniciativa, desenvolvida como um projeto de extensão da UFRGS, insere-se nas atividades lúdico-terapêuticas do HCPA e visa beneficiar pacientes das mais diversas áreas médicas, tais como oncologia pediátrica e psiquiatria.
Veja fotos do projeto Sarau no Hospital.

<< voltar
 
 

© Copyright 2009, Daniel Wolff